quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tendências do jornalismo diante das novas tecnologias


Ana Gissoni é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo, uma das mais conceituadas na área de comunicação no país. Atualmente trabalha para a PressTexto Comunicação, empresa que atua nas áreas de assessoria de imprensa, consultoria e planejamento de comunicação, na cidade de São Paulo - SP.
Ana foi entrevistada pelo blog Dehllas e falou à respeito das tendências do jornalismo diante das novas tecnologias.


Dehllas: O imediatismo do jornalismo online gera de certa forma uma desconfiança em relação as informações encontradas na rede?

Ana: O grande problema do imediatismo do jornalismo online é que um principio básico do jornalismo é deixado de lado: a checagem. Afinal, quando você recebe uma informação, precisa checar, é preciso ouvir todos os envolvidos e lados da história. Com o jornalismo online, o que importa é ser o primeiro a dar a noticia. Checar fica para mais tarde. Quantas vezes já não tive que soltar nota na internet sem informação? "Morre fulano de tal" no titulo e "Morre fulano de tal" no texto, só para a noticia já estar no ar e o portal não ser considerado "atrasado". Daí, só depois de publicado, você vai checar. Isso porque não são todos que checam. E são aí que os erros surgem e o jornalismo perde credibilidade, ainda mais porque muitos não se dão ao trabalho de procurar a própria informação e partem para o crtl c crtl v. Mas quer saber? Depois de toda essa filosofia, podemos pensar que o imediatismo do jornalismo online é bom. Pois separa, literalmente, o bom do ruim. Pois você sabe que pode confiar naquele site que se dá ao trabalho de checar antes de publicar.


Dehllas: Diante das novas tecnologias, é possível dizer que houve uma certa crise relacionada ao jornal impresso? É necessário que passem por uma reformulação para continuar atraindo leitores, hoje acostumados com o padrão de jornalismo apresentado nos sites da internet?

Ana: Já foram feitas algumas pesquisas que mostram que os atuais leitores de jornal impresso, na verdade, são os antigos. Os jornais não estão conseguindo atrair novos leitores. Mas tem vários fatores. São poucos os que tem "paciência" para acompanhar uma matéria longa, uma história completa, ou até mesmo "ler noticia velha", já que tudo já é divulgado pela internet.


Dehllas: As inovações tecnológicas influenciam mais o jornalismo de forma positiva ou negativa?

Ana: Positiva, se o jornalista for responsável o suficiente para usar os novos meios apenas como forma de melhor informar e se informar, sabendo se inserir no meio e demonstrar que o responsável pela notícia é o jornalista.

DEHLLAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário