quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dificuldades ao lidar com egos jornalísticos

“Acidentes acontecem e pessoas erram”. Com esta afirmação, Marcelo Batuíra da Cunha Losso Pedroso, diretor do Jornal de Piracicaba começou sua palestra sobre “Desafios e perspectivas da gestão no jornalismo contemporâneo” na quarta feira, ministrada no campus Taquaral da UNIMEP.




Batuíra falou sobre a dificuldade em administrar um jornal e os vários egos – seu principal desafio atualmente - sendo apenas a pesquisa de mercado capaz de controlar o “pavonismo” que ali impera. Explicou ainda sobre as principais colunas do jornal, que agora levam a assinatura de seu autor, citando quais são as sessões mais lidas (“Policial”, seguida de “Seu bairro”) e qual foi extinta por sua baixa aceitação (OFF JP). Segundo ele , não é possível no entanto aumentar o número de páginas devido a seu preço e custo, mantido em grande parte por anunciantes – tanto pequenos anunciante quanto os grandes, que contratam empresas especializadas.
Questionado sobre o fim do jornal impresso graças à rapidez de informações obtidas via internet, Batuíra acredita que a credibilidade obtida ao longo dos anos pelo jornal impresso resistirá. “Credibilidade não é dada e sim conquistada. Crédito se constrói”, disse. Sobre o publico leitor do jornal, há consciência que dificilmente haverá um consenso geral sobre a divisão de determinados cadernos e colunas, ocorrendo divergência de opiniões graças a seus leitores diversificados.

Texto: Jessica Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário